Economia

Minério de ferro registra ganho semanal impulsionado por expectativas de estímulos na China

PEQUIM – Os contratos futuros do minério de ferro apresentaram queda nesta sexta-feira devido à redução na produção de metais quentes, o que influenciou o sentimento do mercado. No entanto, os preços estão caminhando para registrar o segundo aumento semanal consecutivo, impulsionados pelas persistentes expectativas de mais estímulos econômicos por parte da China, que é o maior consumidor global desse minério essencial.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou o dia com uma queda de 2%, cotado a 845,5 iuanes (116,3 dólares) por tonelada, após atingir uma máxima de mais de um mês na quinta-feira passada. Na semana, o contrato acumula um aumento de 3,2%.

Enquanto isso, o minério de ferro de referência para agosto na Bolsa de Cingapura registrou uma queda de 3,3%, cotado a 110,2 dólares por tonelada, apesar de ter acumulado um aumento de 3,6% até o momento nesta semana.

Os preços deste componente essencial na fabricação de aço recuaram em relação aos ganhos do início da semana, reflexo de uma onda de realização de lucros, especialmente em um contexto de menor produção de metal quente, um indicador-chave para medir a demanda por minério.

De acordo com dados da consultoria Mysteel, a produção média diária de metal quente entre as siderúrgicas pesquisadas caiu pelo segundo período consecutivo, atingindo cerca de 2,39 milhões de toneladas em 4 de julho, com uma leve redução de 0,1%.

Os analistas observam que o aumento nos preços do minério de ferro, que recentemente impactou as margens de lucro de algumas siderúrgicas, contribuiu para a cautela do mercado.

“Algumas usinas mostraram menos interesse em aumentar a produção após enfrentarem perdas significativas. Antecipamos um cenário de crescimento limitado na produção de metais quentes no curto prazo”, afirmaram os analistas da Galaxy Futures em comunicado.

“Especialmente após a terceira plenária, o mercado de metais ferrosos provavelmente enfrentará pressões de baixa. Além disso, não esperamos um impulso robusto nos preços após a rápida recuperação recente”, acrescentaram os analistas da Galaxy.

A terceira plenária está programada para ocorrer de 15 a 18 de julho, com foco na intensificação das reformas e na promoção da modernização econômica da China.

Postagens relacionadas
Economia

Haverá redução no programa Bolsa Família? Como verificar se você continua recebendo o benefício?

Economia

Existe Deficiência? Necessita de Assistência Pública? Os Direitos das Gestantes nos Planos de Saúde

Economia

EUA registram criação de 206 mil empregos em junho; taxa de desemprego sobe para 4,1%

Economia

A Crise Climática no Rio Grande do Sul e a Importância Vital do Seguro Rural