Internacional

A “Excalibur francesa” some após 1.300 anos cravada em rocha e intriga cidade

Uma misteriosa ausência assola uma pequena cidade medieval na França, onde uma espada conhecida como a “Excalibur francesa” desapareceu após permanecer cravada em uma rocha por 1.300 anos, relata o The Telegraph. Este artefato, que evoca a lenda do Rei Arthur, famoso por retirar a espada da pedra e conquistar o trono inglês, era chamado localmente de Durandal.

O ocorrido tem instigado os moradores, já que a espada estava posicionada a dez metros de altura, inacessível para qualquer intervenção direta. A cidade de Rocamadour, agora em alvoroço, suspeita que o artefato tenha sido subtraído, uma vez que era uma das principais atrações turísticas locais.

A Durandal, segundo a épica literatura francesa, pertencia ao lendário cavaleiro Roland, que servia como oficial do imperador do Ocidente e rei dos francos, Carlos Magno. Diz-se que esta espada era não apenas a mais afiada, mas também indestrutível, capaz de cortar uma rocha larga com um único golpe.

Um dos mais antigos trabalhos da literatura francesa, o poema épico “A Canção de Roland”, do século XI, narra as propriedades mágicas desta arma lendária. Este manuscrito está preservado na Biblioteca Bodleian, em Oxford, Inglaterra.

Lendas locais afirmam que a espada mágica foi entregue a Carlos Magno por um anjo antes de ser passada ao cavaleiro Roland. Em sua batalha final, Roland teria tentado em vão destruir a espada, jogando-a nas rochas para evitar que caísse nas mãos dos inimigos. A espada viajou miraculosamente por centenas de quilômetros até finalmente repousar na rocha de Rocamadour.

O prefeito Dominique Lenfant expressou sua consternação ao jornal francês Dépêche, descrevendo a devastação sentida pela cidade. “Rocamadour sente como se tivesse perdido uma parte de si mesma. Mesmo que seja uma lenda, os destinos de nossa vila e dessa espada estão intricadamente entrelaçados”, ponderou.

Postagens relacionadas
Internacional

Biden: Idade como Desafio e Trunfo em Duelos Eleitorais

Internacional

Israel legaliza três postos avançados de assentamentos na Cisjordânia ocupada

Internacional

Furacão Beryl Avança em Direção ao México Após Impacto na Jamaica

Internacional

Biden afirma não abandonar corrida à Casa Branca: 'Ninguém vai me tirar'