Um dos santos mais celebrados, São Pedro marca o calendário junino neste sábado (29). Além das festividades com Santo Antônio no dia 13 e São João no dia 24, São Pedro também é venerado com fervor.
Além de ser associado ao “poder de controlar as chuvas”, São Pedro tem um papel crucial na história da Igreja Católica, sendo reconhecido como o primeiro papa.
Oração a São Pedro
São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, cujo nome era Simão, mudado por Jesus Cristo para Pedro, a rocha sobre a qual a fé seria construída.
Com a mudança de nome, o Senhor lhe entregou três chaves dos segredos e dos poderes, tanto nos céus quanto na terra, dizendo:
“O que ligares na terra será ligado nos céus.”
São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a primeira chave de ferro abre e fecha as portas da existência terrena.
A segunda chave de prata abre e fecha as portas da sabedoria.
A terceira chave de ouro abre e fecha as portas da vida eterna.
Com a primeira chave, abres a entrada para a felicidade terrena; com a segunda, abres as portas do conhecimento espiritual; com a terceira, abres as portas do Paraíso.
Fecha, ó glorioso Apóstolo e mártir, os caminhos do mal para mim e abre os caminhos do bem.
Desliga-me na terra para que eu seja desligado nos céus.
Com tua chave de ferro, abre as portas que se fecharem diante de mim.
Com tua chave de prata, ilumina meu espírito para que eu reconheça o bem e me afaste do mal.
Com tua chave de ouro, desvenda as entradas da corte celestial, quando o Senhor desejar me chamar.
“O que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.”
Glorioso São Pedro, que conheces todos os mistérios dos céus e da terra, ouve meu apelo e atende à minha prece.
(faça seu pedido)
Assim seja!
Quem foi São Pedro
Ao revisar os primeiros livros do Novo Testamento da Bíblia, encontramos Pedro, originalmente conhecido como Simão. Este foi o nome do futuro santo.
Antes de ser chamado de Pedro, Simão trabalhava como pescador nas águas do mar da Galileia, uma área que hoje faz parte de Israel. Junto com seu irmão André, foi um dos primeiros discípulos de Jesus. Ambos eram parte dos doze apóstolos, incluindo outros pescadores como Tiago e João. Com o tempo, outros oito homens foram chamados para completar o grupo dos doze.
O episódio é narrado no capítulo 16 do Evangelho de Mateus, uma passagem famosa onde Jesus declara: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. A partir desse momento, Simão passou a ser conhecido como Pedro.
Pedro tornou-se o líder do grupo dos doze apóstolos. Após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, ele assumiu a liderança. Por isso, Pedro é reconhecido como o primeiro bispo de Roma, ou seja, o primeiro papa da história.
Vale mencionar que os papas, seguindo a tradição bíblica de Pedro, mudam de nome ao serem eleitos para o cargo. Por exemplo, o nome real do Papa Francisco é Jorge Mario Bergoglio.
Na imaginação popular, a passagem do Evangelho de Mateus conferiu a São Pedro poderes sobrenaturais, incluindo o controle das chuvas. “Interpreta-se que, se ele possui a chave do céu, controla o que vem do céu. Embora não haja fundamento teológico, é uma tradição popular”, afirma o padre e professor da Universidade Católica de Brasília, Fábio Enrique de Souto.
As chaves são um símbolo distintivo associado a São Pedro. Imagens e pinturas do santo frequentemente o retratam segurando uma grande chave. O brasão do Vaticano, cuja principal igreja é a Basílica de São Pedro, inclui duas chaves cruzadas, também presentes no emblema papal.